Assinatura RSS

Por que Ginástica Aeróbica Esportiva?

Publicado em

Antes de mais nada, gostaria de contar um pouco sobre a minha história para as pessoas entenderem por que luto para desenvolver este esporte tão fascinante.

Meu nome é Liciana Possani, hoje tenho 25 anos e este é meu quinto ano de treinamento em Ginástica Aeróbica Esportiva. Antes de ser atleta dancei ballet clássico por 16 anos, iniciando aos 5. Por que largar o “maravilhoso mundo da dança”? Bem, talvez por que pra mim ele não foi tão maravilhoso assim…

Quando eu estava terminando a faculdade de Educação Física na UFRGS que conheci o professor Cláudio Franzen. Pra quem não sabe, eu tive o grande prazer de conhecer um excelente atleta e uma das pessoas que marcou definitivamente o esporte. Franzen foi campeão mundial 5 vezes, tendo competido em todas as federações que existem, com todas as regras que existiram. Ele é o fundador da Liga Brasileira de Aeróbica e Fitness, a qual faço parte. Claro que na época eu nem tinha noção disso, e nem sabia o que era essa tal de Ginástica Aeróbica Esportiva (GAE). Mas foi através do convite dele pra integrar uma equipe de atletas no seu centro de treinamento que eu conheci e me apaixonei pelo esporte.

Em 2004 quando participei do primeiro campeonato, o qual competi em trios e individual, fiquei chocada com a quantidade de extrangeiros que tomavam parte do evento em razão dos brasileiros: era a II Copa Brasil e Sul Americana de GAE da LIBRAF que acontecia aqui, em Porto Alegre, no Brasil. Como que os brasileiros, tendo a oportunidade de participarem de um evento que atrai pessoas de outros países da América Latina, ficavam de fora desta? Desde então aquilo ficou me cutucando…

Em 2005 não foi diferente. Foi então, ao final deste ano, que conversando com um amigo sobre minha indignação surgiu a idéia de começar a formar atletas para participarem do evento. Mas onde procurar pessoas que estivessem interessadas em praticar um esporte que nem era mais conhecido? A melhor alternativa: as escolas!

E foi assim que em 2006 iniciei minhas primeiras turmas de GAE no Colégio Santa Inês: uma tinha apenas 2 meninas e na outra tinha 3! Aos poucos o número foi ora aumentando, ora diminuindo. Mas neste mesmo ano levei um trio juvenil para participar do campeonato e um grupo infanto-juvenil, as Foot Girls. Mas devido à minha pequena experiência como treinadora (eu tinha essa necessidade incontrolável de formar atletas de ponta!), poucas meninas continuaram sendo minhas alunas.

Em 2007, comecei a mudar minha maneira de dar aulas, priorizando o trabalho de dança aeróbica e deixando o desenvolvimento dos elementos de dificuldade para mais adiante. Comecei a dominar minha vontade de levar atletas para participar do campeonato e a levar mais em conta a vontade de se desenvolverem dentro do esporte do que o talento em si de algumas. Aliás, um dos motivos que me apaixonei pela GAE foi o fato de que, como eu sempre digo, não importa se você é baixinho ou altinho, gordinho ou magrinho, cabeludo ou careca, se você quiser você pode ser um excelente atleta, basta seu esforço próprio para alcançar seus objetivos.

Neste ano levei Laura Pordani como individual feminino Juvenil, Gabriela Brack como individual feminino Infanto-juvenil, um grupo Juvenil chamado Atrevidas e um grupo Infanto-juvenil chamado Public Affair. Todos os jurados ficaram surpresos com a evolução dos brasileiros dentro do esporte.

Em 2008, depois de tentar entrar em várias escolas da capital, resolvi investir na Grande Porto Alegre. Assim, obtive a oportunidade de iniciar em duas escolas da rede ULBRA, a Escola Paz e a Escola São Marcos. Devido à inúmeras noites sem dormir tentando pensar em como iria montar tantas rotinas se tivesse vários alunos, comecei a desenvolver uma nova metodologia de ensino. Isso provocou um inchaço dentro de minhas turmas, fazendo aumentar e muito o número de adeptos do esporte. Acho que finalmente estou conseguindo mostrar que a Ginástica Aeróbica Esportiva é um esporte desafiante, e por isso mesmo é divertidíssimo; faz com que os praticantes cresçam como pessoas por que o esporte ensina muito sobre a vida, sobre quando devemos respeitar nossos limites e sobre quando devemos ir além.

Desde que aceitei o convite de ser atleta do Cláudio Franzen, minha vida mudou o rumo completamente: obtive o destaque que sempre quis no palco, conheci pessoas maravilhosas do meio esportivo, e incitei uma legião de novos adeptos ao esporte.

Consegui imprimir nos meus alunos a idéia de que não precisamos passar por cima das pessoas para conseguirmos o que queremos, e que tudo o que alcançamos deve ser obtido através do nosso esforço. Não que atletas talentosos não possam se destacar, mas que é preciso ter muita força de vontade pra atingir nossos objetivos, já que vivemos em uma sociedade onde as pessoas tem acesso a tudo muito fácil. Ensinar as pessoas a superar as dificuldades e a acreditarem mais em si próprias é meu objetivo como professora e treinadora. Mesmo que não consigam, o esforço genuíno deve ser valorizado.

É por este motivo que a dança foi ingrata pra mim e a GAE foi sensacional: permitiu que, independente das minhas condições físicas, minha força de vontade fosse revelada, e que eu conseguisse transmitir isso às pessoas. Que outra atividade física você conhece que pode lhe dar isso? Eu não conheço nenhuma!

Sobre Lica

Apaixonada pelo ensino de de ballet e ginástica para crianças e adolescentes. Formada em Ed Física pela UFRGS e especialista em treinamento desportivo pela UGF.

»

  1. Realmente chama a atenção que, mesmo no Brasil, a participação estrangeira nos campeonatos seja tão expressiva: lembro daquela vez em outubro lá na AMRIGS quando fui assistir, até tinha bastante gente daqui, mas toda hora ouvia palavras em espanhol por perto. E que eu me lembre, não li uma linha nos jornais aqui de Porto Alegre sobre a realização do campeonato. E pensar que no Uruguai, tu até deu entrevista na televisão!
    Bom, com o blog fica mais fácil fazer a divulgação da GAE e assim fazer com que mais gente se interesse. Pois se esperarmos pela grande mídia, vamos ficar só assistindo futebol.
    Já te linkei lá no Cão, e vou escrever um post sobre o teu trabalho e recomendando aos leitores que venham ao teu blog. Mas amanhã de manhã, porque agora estou com sono…

  2. PROF ACHEI MUITO LEGAL O TEU BLOG …

    BJS RENAN!!!!!!!!!!!!

  3. prof Lica adorei esta ideia de blog.
    amei esta ideia de destaque e tenho sertesa que todos tambem adoraram.
    estou adorando as aulas de ginatica aeuróbica estou me alongando bastante e tambem estou me esforçando muito.
    beijos de sua aluna e fãn
    KAROLINE!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Adoreiii tudinhoo,achei irado…
    A minha prima é a Lica…
    Eu adoro ela…
    Bjuxx

  5. eu adorei muitobeijosssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss♥♥♥♥♥♥♥

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: