Assinatura RSS

História da GAE / Federações

Publicado em

A origem da Ginástica Aeróbica Esportiva é contraditória. O esporte obteve um rápido crescimento, originando várias federações espalhadas pelo mundo, e cada qual conta o nascimento do esporte conforme seu ponto de vista, dando origem a histórias conflitantes.

A ANAC (Association of Nacional Aerobic Championships Worldwide) afirma que em 1983, no início do movimento pela atividade aeróbica e fitness, a Sport Fitness International (SFI) foi fundada em Los Angeles pelo casal Howard e Karen Schwartz, ambos profissionais de marketing esportivo. Eles fizeram da aeróbica uma atividade física para o desenvolvimento do corpo e criaram uma disciplina competitiva chamada Sportaerobics, ou Aeróbica Esportiva, ou ainda Aeróbica Competitiva. Logo após o desenvolvimento das regras e regulamentações pela SFI, foi criada o primeiro Campeonato Nacional de Aeróbica (NAC) nos Estados Unidos, em 1984. A partir de 1986 a Aeróbica Esportiva experenciou um rápido crescimento e desenvolvimento pelo mundo, baseados pelas regras e critérios de arbitragem criados pela NAC.  Em 1989 a Federação de Aeróbica de Competição dos Estados Unidos (USCAF) foi fundada para representar a Aeróbica de Competição no país, e a Associação Nacional de Aeróbica de Competição no Mundo (ANAC) foi criada para regulamentar o esporte no mundo inteiro.

Março de 1990 foi um ano muito significativo para a história do esporte, já que aconteceu o 1º Campeonato Mundial de Aeróbica Competitiva em San Diego, Califórnia, que contou com a presença de atletas de 16 países. Em 1998 o esporte foi estendido às idades de 7 a 17 anos, originando o primeiro Campeonato Mundial de Aeróbica Competitiva para Jovens ANAC.

Mas como o sonho de qualquer atleta é participar de uma olimpíada, a única alternativa seria unificar as regras. Assim, em 1996 a Federação Internacional de Ginástica (FIG, a mesma que regulamenta a Ginástica Artística da Daiane dos Santos, a Ginástica Rítima, o Trampolim Acrobático e a Ginástica Geral) estabeleceu um acordo com a ANAC e a IAF, incorporando a Ginástica Aeróbica Esportiva como mais uma de suas modalidades, com a promessa de levar o esporte para uma Olimpíada, já que a GAE obteve o reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional.

Existem hoje 4 federações espalhadas pelo mundo:

  • ANAC, em Los Angeles, EUA
  • IAF, no Japão, responsável pelo Suzuki Cup
  • FIG, na França (no Brasil a representante é a CBG – Confederação Brasileira de Ginástica)
  • FISAF, na Finlândia.

Destas 4 federações, as três primeiras utilizam a mesma regra desde 1996 (regra FIG), e somente a última tem regulamento próprio.

E onde se encaixa a LIBRAF (Liga Brasileira de Aeróbica e Fitness) nesta história? Bem, em 2003, percebendo a necessidade da criação de um órgão que pudesse auxiliar no desenvolvimento e massificação do esporte, o professor Cláudio Franzen e a professora Terezinha Isobe iniciaram a regulamentação da LIBRAF. A idéia era criar uma liga que pudesse oferecer uma oportunidade a mais de competição para os atletas de aeróbica.

Desde então todos os anos, sempre no mês de outubro, acontece a Copa Brasil e Sul Americana de GAE, atraindo cada vez mais participantes, principalmente do Brasil, Argentina e Uruguai.

 

Para saber mais, procure pelos links à direita; ali tem os endereços das federações e da Liga. É bem fácil encontrar mais da história da GAE nos sites da ANAC e da IAF; no site da FIG tem que procurar mais pra achar. No site da LIBRAF é possível encontrar mais da história da GAE no Rio Grande do Sul.

Sobre Lica

Apaixonada pelo ensino de de ballet e ginástica para crianças e adolescentes. Formada em Ed Física pela UFRGS e especialista em treinamento desportivo pela UGF.

»

  1. amei o site me ajudou muito
    muito obrigado….
    parabéns
    bjooo

  2. Ta, Ju e Gabi

    Nossa, mtttt obrigada, seu site ajudou demais agente! hehe,ótimo trabalho! beijossss

  3. muito legal isso eu gosto muito de dança

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: