Assinatura RSS

Aeróbica e Olimpíadas

Publicado em

Olimpíada na China chegando (dia 08 do 08 de 2008 é o dia em que tudo começa em Pequim) e agora começa a surgir mais seguidamente a cruel pergunta: por que a Ginástica Aeróbica Esportiva não está nas Olimpíadas?

Bom, existem uma série de fatores que influenciam esta resposta, muito envolvida com questões políticas, claro.  Não que nosso esporte não tenha condições de estar nas olimpíadas. Quando a Federação Internacional de Ginástica (FIG) englobou a aeróbica como uma das suas modalidades em 1996, a promessa era que, unificando as regras (existiam 4!), o esporte iria para as olimpíadas.

Nessa época meu treinador, Cláudio Franzen, estava no auge da sua carreira como atleta, tendo ganhado o primeiro mundial em duplas mistas, com a Helena Cardoso no ano de 1994. Quando foi anunciado que a aeróbica estaria estrelando a próxima olimpíada, o clube Sogipa contratou a dupla como promessa olímpica para Atlanta, em 1996. Desde lá já fazem mais de 10 anos que ainda estamos aguardando…

Fui buscar mais informações no site do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e lá tem uma explicação muito boa sobre por que não é possível colocar novas modalidades no programa do evento:

“A fim de evitar o gigantismo dos Jogos Olímpicos, o que poderia tornar inviável a organização dos mesmos, o Comitê Olímpico Internacional vem limitando o número de participantes nesta competição. Como exemplo, para os Jogos Olímpicos de Atenas 2004 a entidade estabeleceu um número máximo de atletas: não mais do que 10.500.

Assim, para um esporte, modalidade ou prova ser disputado nos Jogos Olímpicos, este deve entrar no lugar de algum outro esporte, modalidade ou prova. Resumindo: para alguém entrar, alguém tem que sair.

A decisão de quem entra ou sai do programa dos Jogos Olímpicos é tomada pelo COI, a partir de análises técnicas do esporte, modalidade ou prova.”

O ginasta Thiago Ferreira, em entrevista ao site ginasticas.com fala sobre a não participação da Aeróbica nas Olimpíadas de 2004 (a entrevista é antiga!): “Alegam que ela comprometeria o tempo das outras ginásticas…”

Em 2008 quase que entramos, mas quem saiu ganhando foi a Ginástica de Trampolim. Não sei qual o critério usado para inclusão (e exclusão) de modalidades novas, mas assim que eu tiver estes dados eu posto aqui.

Espero ter contribuído para clarear um pouco a discussão e quem sabe descobrirmos algum meio de fazer com que a medalha olímpica brilhe no peito de algum atleta aeróbico! Se alguém tiver alguma sugestão, comentário, dúvida, sintam-se livres para comentar, este espaço é de todos nós!

Mais informações nos sites:

www.cob.org.br (comite olimpico brasileiro)

www.ginasticas.com

Sobre Lica

Apaixonada pelo ensino de de ballet e ginástica para crianças e adolescentes. Formada em Ed Física pela UFRGS e especialista em treinamento desportivo pela UGF.

»

  1. Sobre o “08/08/08”, escrevi um post no ano passado.
    Quanto a um esporte ser olímpico, eu tinha ouvido falar que ele precisava ser praticado por um determinado número de pessoas pelo mundo, ou em um determinado número de países. De qualquer jeito, será que nenhum dos atuais esportes olímpicos é menos praticado do que a aeróbica?

  2. É, quando eu estava na faculdade me disseram que precisava ser praticado em mais de 50 países. Como a FIG não disponibiliza os países filiados no seu site, dá pra ter idéia só pelo site da FISAF: são uns 30, no mínimo. A FIG com certeza tem mais.

    Também ouvi falar que para um esporte ser olímpico precisa ser praticado com as mesmas regras em todo o mundo. E aqui talvez seja o maior entrave: se existem 2 regras por duas federações mundiais, isso dificulta muito.

    Quanto aos esportes olímpicos serem ou não menos praticados que a GAE, isso eu não tenho idéia.

    Rodrigo, valeu pelo post!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: