Assinatura RSS

Coreografias em grupo ou não

Publicado em

Prometo que vou evitar escrever textos longos, sei que não é todo mundo que tem paciência para ler tudo.

Para quem está começando na aeróbica, a FISAF e nós da LIBRAF fazemos uma diferenciação entre Ginástica Aeróbica Esportiva (Aeróbica de Competição) e Aeróbica Fitness (ou Fitness Aeróbica). Pra explicar a diferença, cito um trecho extraído do regulamento da LIBRAF de 2008:

“A categoria Fitness Aeróbica foi criada para valorizar a coreografia em grupo sem grau de dificuldade, proporcionando uma maior participação dos alunos de academias, escolas, etc., características estas que diferem o atleta da aeróbica de competição de alto nível dos atletas fitness aeróbica, não sendo com isto proibida a participação de grandes atletas no grupo.”

As coreografias de Fitness Aeróbica, assim como as de GAE, são avaliadas pelos mesmos critérios: Artístico, Técnico e Especialidade. Podem até apresentar elementos de dificuldade, mas eles servem apenas para adicionar pontos no critério artístico e deve-se ter o cuidado de não adicionar elementos proibidos, reservados para atletas da GAE. Na Libraf um grupo pode ter de 5 a 10 atletas.

abaixo temos um vídeo de Aeróbica Fitness, da Alemanha:

As coreografias de Aeróbica de Competição são destinadas para atletas competirem em individual masculino, individual feminino, pares mistos ou trios. Estas rotinas devem apresentar obrigatoriamente algum elemento de dificuldade das 4 famílias de elementos: Flexibilidade (splits/espacatos), Saltos, Força Estática (pranchas, esquadros e V-presses) e Força Dinâmica (push ups). Claro que o nível de dificuldade exigido para cada família depende da idade do atleta, e existem mesmo elementos proibidos para atletas muito pequenos (até 10 anos de idade) para evitar especialização precoce.

Agora um vídeo de Aeróbica de Competição de duplas mistas com os brasileiros Roberson Magalhães e Olga Cardoso:

A FIG não faz essa diferenciação entre as duas modalidades, ou seja, os grupos possuem o mesmo nível de dificuldade e exigência que individuais, duplas e trios.

Em breve volto a falar mais das 4 famílias de elementos de dificuldade.

Sobre Lica

Apaixonada pelo ensino de de ballet e ginástica para crianças e adolescentes. Formada em Ed Física pela UFRGS e especialista em treinamento desportivo pela UGF.

»

  1. lidiane lima

    olá.
    adorei as dicas e se possivel gostaria de entrar em contato com vc, pois estou precisando de subcidiu para aulas de aerobica.
    espero que possa mim atender.
    grata

  2. oi lidiane, desculpe a demora em responder, mas o que exatamente você gostaria que eu te ajudasse sobre aeróbica?
    bju

  3. adorei as coreografias me ajudaram muito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: