Assinatura RSS

Considerações Gerais sobre a GAE – parte I

Publicado em

Conforme prometido estou aqui de novo pra falar mais sobre a GAE. Eu ía escrever sobre Mérito Artístico, mas percebi que tem outras informações que devem ser passadas antes, informações básicas.

Quem já tem alguma experiência em GAE e conhece bem o esporte pode achar bobagem, mas como aqui no sul recém estamos resgatando a modalidade, ouvi com surpresa quando alunos me perguntaram o que era a GAE, dizendo que não sabem explicar o que é o esporte quando questionados sobre isso.

DEFINIÇÃO DE GINÁSTICA AERÓBICA ESPORTIVA segundo a FIG:

“Ginástica Aeróbica Esportiva é a habilidade de executar continuamente padrões de movimentos complexos e de alta intensidade com música, originados da tradicional dança aeróbica.

A rotina deve demonstrar movimentos contínuos, flexibilidade, força e a utilização dos sete passos básicos, com alto grau de perfeição nos elementos de dificuldade executados.”

Eu, particularmente, quando tenho que descrever o esporte, digo que é uma ginástica que surgiu das aulas de aeróbica de academia e que misturaram saltos, giros, flexões/apoios/push ups, movimentos de força e coisas de outras danças, e que a gente salta e rola no chão também. Mas que, antes de tudo, é um show onde o atleta tem que deixar sua marca pessoal no palco.

DURAÇÃO DE UMA ROTINA/COREOGRAFIA:

Na LIBRAF, crianças abaixo de 10 anos usam músicas com 1 minuto e 30 segundos, com tolerância para 5 segundos a mais ou a menos. Atletas com idade acima de 11 anos usam músicas com 1 minuto e 45 segundos, com tolerância de 5 segundos para mais ou para menos.

Na FIG a duração da rotina depende da categoria do ginasta. A categoria adulto sempre tem 1 minuto e 45 segundos, também com a tolerância de 5 segundos a mais ou a menos. Na categoria infantil a duração é de 1 minuto e 15 segundos, infanto-juvenil 1 minuto e 30 segundos e infanto-juvenil 1 minuto e 45 segundos.

A contagem do tempo inicia com o primeiro som audível (incluindo o bip) e termina com o último som audível, sendo que a rotina deve ser apresentada integralmente com a música selecionada sob o risco do atleta perder pontuação por interrupção da rotina.

Em breve: Considerações Gerais sobre a GAE – parte II

Beijos para todos!

Profa Lica, com a colaboração de sua grande amiga Evelyn Pinheiro

Sobre Lica

Apaixonada pelo ensino de de ballet e ginástica para crianças e adolescentes. Formada em Ed Física pela UFRGS e especialista em treinamento desportivo pela UGF.

»

  1. Bacana demais essa parte de esclarecimento básico. No início do ano as minhas aluninhas tinham o mesmo problema, elas depois de 1 mês treinando ainda não sabiam dizer o que era o esporte que elas praticavam.

  2. thaynna sales

    eu adoro educaçao fisica isso me faz bem nao so a me mas a todas as pessoas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: