Assinatura RSS

Profa Lica e seu treinador na revista Fitness Magazine

Publicado em

Siiiiiiiiim!!! Nós estamos conquistando cada vez mais espaço! Somos eu e Kim Samuel (meu treinador) falando sobre a Ginástica Aeróbica Esportiva e minha preparação para competir este ano no mundial de GAE na última edição da revista Fitness Magazine.

Lembro de receber uma ligação do Kim, meu treinador, me dizendo: “Lica, estou conversando com o Vinicius Leal, diretor da 100% Esporte e ele ficou muito interessado em te conhecer”.

Bom, nem preciso dizer que voei para a Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ), no centro de Porto Alegre. E foi assim, através de uma conversa bem bacana que falamos sobre minha carreira como atleta e como professora, e sobre a carreira do Kim Samuel, meu treinador e preparador físico. E claro que conversamos também sobre a dificuldade de conseguir patrocínio esportivo, ainda mais para um esporte que há 5 anos nem existia no Rio Grande do Sul, e sobre como a Aeróbica Esportiva está crescendo desde que comecei o projeto de inserção dela nas escolas gaúchas.

Acompanhem abaixo a transcrição do texto publicado na revista e a foto onde apareço eu entre  Vinicius Leal (à esquerda) e Kim Samuel (à direita), na CCMQ.

100_3629 PS.: alunos queridos, se puxem nas aulas. Quem sabe na próxima reportagem não aparece um de vocês? Beijocas, Lica

 

Digitalizar0002

Revista Fitness Magazine,

Ano 05 – 2009 – Número 12 

Um caminho para o desenvolvimento da Ginástica Aeróbica Esportiva no Estado

             Força, resistência, flexibilidade, agilidade, coordenação motora, ritmo e carisma para cativar o público e os jurados: estes são os ingredientes que tornam a Ginástica Aeróbica Esportiva (GAE) um esporte incrível e inigualável. E é buscando resgatar este esporte que a professora tetra campeã brasileira e atual campeã sul americana da modalidade Liciana Possani vem se preparando para disputar campeonato mundial da modalidade em La Martinique, na América Central. Orientada pelo seu preparador físico e treinador professor especialista Kim Samuel, ambos viajarão em dezembro deste ano para disputar o FISAF World Championship. Este é um ponto essencial de um projeto esportivo maior, que busca o crescimento da GAE no Rio Grande do Sul. Será uma experiência importante que auxiliará no planejamento de formação de atletas gaúchos a longo prazo, capacitando ambos para este objetivo.

            Foi na década de 90 que a Aeróbica de competição viveu o período de ouro em nosso país. Vários atletas nacionais, e inclusive do Rio Grande do Sul, marcaram a história mundial do esporte com altíssima qualidade técnica e estilo único, fazendo do nosso país uma potência na modalidade.

Além de ser um esporte de baixo custo para implementação, a GAE tem como característica ser inclusiva, pois permite que crianças, jovens e adultos, de diferentes idades e de ambos os sexos possam praticar o esporte com altíssimas chances de sucesso. De lá pra cá muita coisa mudou, tanto na popularidade do esporte quanto nas regras. Hoje temos quatro federações ao redor do mundo que regulamentam o esporte, sendo que a FISAF é a que mais mantêm as características originais da Aeróbica.

            Há pouco mais de cinco anos, a GAE vem renascendo no Rio Grande do Sul tendo como base regulamento semelhante à FISAF.

            Liciana vem se empenhando em proliferar a aeróbica no meio estudantil desde que se graduou. Hoje seus alunos representam 80% dos atletas gaúchos, o que a torna uma das pioneiras da nova geração da GAE no Estado juntamente com Kim Samuel, que também é campeão sul-americano e bi campeão brasileiro da modalidade. Kim, que é formado em Educação Física pelo IPA e pós graduado em Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo pela UGF, hoje atua como preparador físico, técnico e árbitro internacional. Desenvolve desde o final de 2008 um trabalho planejado e totalmente diferenciado de preparação física juntamente com Liciana para o mundial. “O treinamento dela está planejado para o ano todo até o dia da competição. Ele está dividido e periodizado conforme ilustra a literatura científica para levá-la ao máximo de performance” – explica Kim. A primeira fase dos treinamentos iniciaram-se com o desenvolvimento geral de todas as capacidades físicas e motoras. Em seguida aperfeiçoou-se todos os movimentos exigidos pela modalidade, buscando atingir o mais alto grau de perfeição.

            O professor Kim utiliza inúmeras estratégias de treinamento para aproximar Liciana ao máximo da realidade competitiva tendo o cuidado de evitar a queda de seu rendimento ocasionado pela síndrome do over training (supertreinamento). Dentre estas estratégias ele cita treinos pesados na musculação, pilates e treinamento funcional, tendo em vista o tempo de duração da rotina coreográfica de 2 minutos, os elementos de dificuldade com execução obrigatória (chutes, saltos, quedas livres, força estática, força dinâmica e flexibilidade) e a utilização de todos os 7m2 do espaço para a competição no palco.”

Sobre Lica

Apaixonada pelo ensino de de ballet e ginástica para crianças e adolescentes. Formada em Ed Física pela UFRGS e especialista em treinamento desportivo pela UGF.

»

  1. TREINADOR... KIM SAMUEL

    MUITO BEM ATLETA… CHEGAMOS LÁ… VAMOS CONQUISTAR A AMÉRICA CENTRAL AGORA

  2. Amiga sua dedicação e disciplina são dignas de tudo que vc está recebendo nesta tua fase…! E mais , …, vc merece e vai ter tudo que deseja!
    Estamos torcendo por vc!!! bjão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: