Assinatura RSS

En dehors e en dedans

Publicado em

  Em qualquer parte do mundo, em qualquer companhia ou escola de ballet clássico, o grande desafio e objeto de desejo de TODO bailarino chama-se trabalho de en dehors, ou trabalhar a rotação externa das pernas. Traduzido do francês, en dehors significa fora, e seu oposto en dedans significa dentro.

en dehors, realizado com as pernas na 1a posição dos pés.

pernas en dedans, eca!

  Muito antes de Pierre de Beauchamps codificar e elaborar as 5 posições dos pés e a técnica acadêmia, o en dehors surgiu quando os bailarinos deixaram de apresentar-se nos salões de baile e começaram a utilizar o palco em estilo italiano (com o público sentando-se à frente aos bailarinos, e não mais ao redor destes). Dançar de costas ou mesmo de lado para o público seria considerado desrespeito; virar as pontas dos pés para fora foi a alternativa encontrada para solucionar o problema.

 Cuidar o alinhamento correto das pernas (imaginar uma linha que inicia no osso do quadril, passa pelo centro do joelho e finaliza no 2º dedo do pé), alongar bem a musculatura interna das coxas (músculos adutores) e contrair os músculos da região glútea são atitudes essenciais para executar bem o trabalho de base do en dehors.

Sobre Lica

Apaixonada pelo ensino de de ballet e ginástica para crianças e adolescentes. Formada em Ed Física pela UFRGS e especialista em treinamento desportivo pela UGF.

»

  1. Bethania Teixeira

    Tenho 9 anos e fazem 3 que estou numa escola de ballet. Sou apaixonada totalmente pelo ballet, fiz dança 2 anos em academia e tem três que estou numa escola de ballet, não consigo me imaginar fazendo outra coisa. Mas acabei de descobrir que sou en dedans e fico preocupada mas não quero de forma alguma desistir de ser uma bailarina profissional, é o meu sonho….

  2. Oi florzinha, se é seu sonho lute por ele! Existem vários exercícios de alongamento e fortalecimento que podem te ajudar a melhorar sua técnica. No Youtube você pode procurar pelos vídeos da fisioterapeuta Lisa Howel, ela tem um muito bacana que mostra um exercício que ajuda muito no en dehors. Mas peça ajuda a teus professores na escola onde danças, exija que te ensinem como progredir nesta arte e siga as orientações deles pois cada pessoa tem particularidades corporais específicas (o que pode ser muito bom para tua colega pode te machucar).
    Mas lembre-se sempre: a técnica serve apenas para facilitar o transporte de nossas emoções à platéia. Deixe a arte que existe dentro de você transbordar, independente de ser en dedans ou en dehors.
    Boa sorte, guerreira!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 438 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: