Variações no desenvolvimento da puberdade em meninas e meninos
por Liciana Possani
A puberdade é uma fase marcante na vida dos indivíduos pois marca o fim da infância e a iniciação à vida adulta, através da adolescência. Crescimento acelerado, alteração da voz, aparecimento de pêlos e a primeira menstruação das meninas são indícios facilmente detectados pelos jovens e pelos pais, sendo ocasionados pelo aumento da secreção de alguns hormônios. Estas alterações anatômicas e fisiológicas levam a alterações profundas nas habilidades esportivas de meninos e meninas. O crescimento acelerado leva a uma descoordenação motora e a uma diminuição da flexibilidade provisórias, sendo mais pronunciados em alguns indivíduos do que em outros. A atividade física nesta fase tende a atenuar estes sintomas.
Depois da puberdade, meninos e meninas se diferenciam pela distribuição de tecido adiposo (em maior quantidade nas meninas) e por tecido muscular (em maior quantidade nos meninos). Os hormônios sexuais (Estrogênio e Androgênio) são os grandes responsáveis pelas modificações morfofuncionais e psíquicas que acontecem durante a puberdade e se mantêm durante toda a vida, sendo estimulados pelo Hormônio do Crescimento.
Assim como outros hormônios, a Testosterona afeta o humor e a energia, sendo responsável por comportamentos agitados e turbulentos. Nos meninos os níveis de Testosterona chegam a subir 800% em relação aos primeiros anos de vida, e o resultado é um crescimento súbito e um alongamento de braços e pernas, tornando-os desajeitados, o que obriga o sistema nervoso a se reestruturar. Meninas também secretam Testosterona, mas em menor quantidade, sendo que poucas possuem níveis elevados.
Conhecer mais afundo estas alterações e os estágios de desenvolvimento destes jovens são importantes para melhor direcionar o treinamento para as valências físicas corretas a serem desenvolvidas de acordo com a progressão individual e para evitar lesões. Também ajuda-os a passarem mais tranquilamente por esta fase, sendo melhor compreendidos pelos pais e familiares.
Fontes:
Tanner, J.M. and Marchall, W.A. (1969). Variations in Pattern of Pubertal Changes in Boys. Archives of Disease in Childhood, 1970, 45, 13
Tanner, J.M. and Marchall, W.A. (1969). Variations in Pattern of Pubertal Changes in Girls. Archives of Disease in Childhood, 44, 291
Barbanti, V. J. Treinamento esportivo: formação de esportistas. 1ª edição. Barueri. Manole, 2005.