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Ginástica Aeróbica Esportiva

A Ginástica Aeróbica Esportiva é o único esporte criado com o objetivo de manter o corpo em forma. É também o único esporte onde o atleta que sobe ao palco deve ter o carisma de um ator e as habilidades físicas de um ginasta, sendo assim legitimamente um esporte-show.

I Copa Estudantil de GAE

João Victor e Ana Maria, alunos da profa Lica. 2009

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ginastas podem apresentar-se individualmente (feminino/masculino), duplas mistas, trios ou grupos.

Benefícios:

  • Iniciação esportiva é feita em qualquer idade, mesmo adultos.
  • Desenvolvimento das habilidades de força, flexibilidade, coordenação motora, velocidade, ritmo, agilidade e musicalidade.
  • Desenvolvimento artístico e desinibição.
  • Evolução rápida dentro do esporte, dependendo unicamente do comprometimento do aluno com a atividade.

A apresentação engloba duas partes: parte aeróbica, que é a parte coreográfica e a parte de Elementos de Dificuldade, provenientes das quatro famílias de elementos:

  • força estática (pranchas, esquadros e v-presses);
  • força dinâmica(push ups/apoios);
  • flexibilidade;
  • saltos.

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  1. rosineia aragão santos moitinho

    Boa noite, sou profª da rede publica de São Pauo, por gostar da ginastica aerobica , ja trabalho no meu currículo, mesmo nao tendo tanto esse base na minha formação.
    como posso melhorar minhas aulas utiizando movimentos com menos impacto e na montagem da coreografia?

  2. Olá Rosineia

    Bom, se você trabalha com ginástica aeróbica sem ser a esportiva, uma alternativa é fazer os cursos específicos de fitness em congressos. Eles são ótimos para ter idéias novas de coreografias e passos diferentes.

    Agora, se você trabalha com aeróbica esportiva não tem jeito: vai ter que trabalhar com alto impacto. E daí a sugestão é entrar em contato com a federação paulista de ginástica para saber sobre os cursos de formação de novos técnicos.

  3. os sete pasos basicos da gae incluiu o “lunge ” pode me explica como se executa o?!!!
    obrigada

    URGENTE!!

  4. Respondendo:
    O Lunge é sim um dos sete passos básicos da aeróbica e geralmente ele é feito com a perna da frente flexionada e a perna de trás estendida, com uma distância grande entre elas porém de maneira que os calcanhares de ambas as pernas toquem o solo.
    Dá pra fazer ele também para o lado, tipo perna esquerda usada como perna de apoio, bem embaixo do corpo e flexionada e perna direita mais afastada (para os lados) e com o joelho estendido.

  5. mto obrigada..
    fico bem esclarecido!!

    agora sim entendi.

    abb

  6. Boa tarde,
    Sou professor da rede pública e busco entender porque a GAE é chamada de aeróbica, sendo intensa e de curta duração, portanto anaeróbica?
    Grato!

  7. Por favor, quais são os 7 passos basicos GAE?

    Obrigada

  8. oi julia

    eu utilizo uma nomenclatura diferente da fig para os sete passos básicos: jumping jack (polichinelo), lunge (afundo), kick (chutinho), high kick (chute alto), knee up (joelho para cima, flexionado), knee back (joelho para trás, flexionado) e step (passo)
    estes são os básicos, mas há variações deles, especialmente do step.
    espero ter te ajudado!
    bju

  9. oi reginaldo

    eu pretendo colocar uma reportagem de 1986 sobre o I campeonato brasileiro de aeróbica. ela é bem interessante por que aborda as regras da época da ginástica, onde os atletas tinham que executar uma rotina de movimentos com 3 minutos de duração, daí a explicação do nome aeróbica.
    mas você tem toda razão, o melhor seria modificar o nome da modalidade, já que com as diversas modificações nos regulamentos ao longos destes anos ela transformou-se em anaeróbia.
    fica ligado no blog que em breve eu posto a reportagem.
    bju

  10. o bagulho é loko memo

  11. QUAL É O DESEMPENHO DO BRASIL NAS MODALIDADES DA GINÁSTICA AEROBICA?

  12. Oi Rosi, apesar da modalidade ser pouco difundida no país, o Brasil é referência na modalidade no exterior.
    Apesar de pequena, essa lista da Federação Internacional de Ginástica (FIG) mostra o quadro de vencedores nas provas IW (individual feminino), IM (individual masculino), MXP (pares mistos), TRIO (trios) e GRP (grupo) desde 2006:

    http://www.fig-gymnastics.com/vsite/vfile/page/fileurl/0,11040,5187-202060-219283-164994-0-file,00.pdf

    pena que não achei a lista completa, desde 1900 e pouco, quando mostravam todos os resultados das as competições mundiais realizadas pela entidade. Mas por esse link, vc já percebe que a paulista Marcela Lopez é a atual tricampeã mundial na prova individual feminino.

    espero ter te ajudado!
    bju bju,
    lica

  13. qual é a dica para conseguir e flexibilidade para conseguir praticar ginastica aerobica

  14. oi Ariane, tudo bom?

    A flexibilidade é uma valência fisica que é desenvolvida nas próprias aulas de aeróbica e, se você nãofor participar de uma seletiva (teste) para uma equipe em especial, você não tem necessidade de já ser alongada para participar das aulas. Nas aulas que dou para minha equipe fazemos todos os dias treinos de alongamentos e espacatos.

    Mas estou preparando um material bacana que vou postar aqui no blog sobre alongamento e flexibilidade, fica ligada que em breve entra no ar.

    bj bj,
    Lica

  15. qual é o desenpenho do brasil na modalidade.gae

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